sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Apresentação

A Informática está presente em quase tudo que nos cerca. Está em um forno microondas, por exemplo, quando programamos o tempo de aquecimento de um alimento, ou ainda em um aparelho de som ou TV, quando aumentamos o volume ou desligamos com o controle remoto. Hoje em dia existem até elevadores inteligentes, programados para “decorar” os hábitos das pessoas no edifício, de modo que possa “antever” quando alguém irá chamá-lo até um andar.

Na verdade, a informática existe para nos servir: reduzir o tempo em que digitamos uma carta, aumentar a certeza de nossos cálculos, diminuir o consumo de energia nessas operações e baratear o preço dos produtos e serviços. Daí o seu nome, Informática: Informação Automática.

Foi a partir de meados dos anos setenta que os computadores ganharam fama. Nesse período, avanços tecnológicos e pesquisas científicas foram capazes de produzir circuitos elétricos cada vez mais aperfeiçoados, possibilitando miniaturizar o computador tornando-o mais barato e acessível.

A partir desses avanços chegamos ao que é hoje conhecido como o Microcomputador, ou PC (Personal Computer, Computador Pessoal), uma máquina pequena, capaz de desenvolver os mais sofisticados trabalhos, e que se aperfeiçoa cada vez mais.

Mas o mundo da informática não se resumi apenas nisto, o desenvolvimento da informática desenvolveu a telecomunicação, sendo o celular o melhor exemplo disto. Além da comunicação, revolucionou a ciência quando agiliza as descobertas cientificas, principalmente na área da saúde, na corrida espacial e nas dificuldades relacionadas ao meio ambiente.Aprender informática é poder entrar nesta revolução, a revolução da informação.

Nenhum comentário: