segunda-feira, 24 de setembro de 2007

2 - Sistema Operacional - Windows

Sem o Sistema Operacional (SO) o hardware seria apenas um amontoado de circuitos eletrônicos sem nenhuma função. Até agora você viu a quantidade de placas, chips, circuitos, fios, cabos, dispositivos periféricos, enfim todo o hardware que compõe um computador. Mas, você já parou para pensar quem é que comanda tudo isso? Quem é que faz tudo isso funcionar em harmonia? Vamos imaginar uma situação bastante comum, estamos digitando um texto (teclado) ao mesmo tempo ouvindo música (placa de som / fone de ouvido) e ao mesmo tempo imprimindo um documento (porta paralela / impressora). Se não existisse “alguém” dizendo para o hardware o que fazer, quando começar, quando parar, “alguém” que controlasse os recursos do computador, como isso seria possível? Pois essa é a principal tarefa do sistema operacional!

Além dessa tarefa, o SO também é responsável por fornecer ao usuário uma interface (meio) de interação com o computador. Atualmente, maioria dos SOs tem uma interface amigável, bastante fácil de entender e utilizar. Imagine se o usuário tivesse que saber uma linguagem de programação complicada só para poder executar as tarefas mais simples como imprimir um texto! Pois o SO é quem cuida disso para o usuário fornecendo janelas, botões e outros recursos gráficos para que o usuário só tenha que apertar um botão para que a impressão aconteça. Portanto, o sistema operacional pode ser definido como o programa que gerencia as tarefas que o hardware deve executar e permite aos usuários operar o computador através de uma interface (meio) de interação com o computador. Para isso, o SO executa uma série de tarefas “silenciosamente” (sem que a gente perceba) para gerenciar os dispositivos de hardware, a entrada e saída de dados da memória, a utilização do processador pelos diversos programas entre muitas outras funções.

Os sistemas operacionais mais conhecidos e utilizados atualmente são o Windows e Linux. O Windows é o mais utilizado e preferido por enquanto, já que o Linux está evoluindo, possui excelentes versões gratuitas e os computadores comprados com este SO são mais baratos; por isso aprenderemos sobre o Windows, com este conhecimento será possível “dominar” ou aprender a “dominar” qualquer computador.

Nenhum comentário: