quarta-feira, 19 de setembro de 2007

1.6 - Dados e Fluxos de Dados

Você sabe o que são dados? Em informática, dados são pedacinhos de informação. Ou seja, quando os dados são trabalhados e agrupados de forma correta eles servem para nos trazer alguma informação. Uma informação pode ser um texto, uma imagem, alguma coisa que nos transmita uma idéia, um conhecimento.

Esses pedacinhos de informação que chamamos de dados são representados dentro do computador na forma de bits. Os bits são conjuntos de zeros (0) e uns (1) que juntos representam alguma coisa, uma letra, um número, um pontinho de uma imagem. O número 5, por exemplo, pode ser representado pelo conjunto de bits 101. Cada conjunto de 8 bits, chamamos de byte, a principal unidade que utilizamos para medir o “tamanho” de uma informação.

É através dos bits que o computador pode representar coisas do mundo real em uma linguagem que ele pode entender e trabalhar. Mas por que o computador só entende zeros e uns? A resposta é porque o computador nada mais é do que uma “máquina” elétrica. Como toda máquina movida à eletricidade, o que passa por dentro do computador são apenas pulsos elétricos. Pois os bits 0 e 1 são representados dentro do computador na forma de pulsos elétricos. Pulsos de tensão baixa representam zeros (0). Pulsos de tensão um pouco mais alta representam uns (1).

A todo o momento, bits estão indo e vindo de uma parte do computador para outra, sendo transformados de pulsos elétricos para outras formas como, por exemplo, para pulsos de luz (quando vemos uma imagem no monitor), ou para campos eletromagnéticos (quando são armazenados ), etc. De qualquer forma, em qualquer formato, a menor unidade de informação dentro do computador sempre será o bit.

O fluxo de dados ocorre da seguinte maneira ao digitar um texto:
1. Entrada de Dados: quando as teclas foram pressionadas e os bits chegaram até o computador.
2. Processamento: quando o computador coletou os bits que vieram do teclado e trabalhou com eles para preparar a exibição das letras na tela.
3. Saída de Dados: quando os bits que saíram do computador, chegaram ao monitor e foram exibidos na tela.

E ocorre da seguinte maneira ao imprimir um arquivo:
1. Entrada de Dados: quando o mouse foi movimentado, clicou-se em Imprimir e os bits chegaram até o computador.
2. Processamento: quando o computador coletou os bits que vieram do mouse e trabalhou com eles para preparar o arquivo para impressão.
3. Saída de Dados: quando os bits que saíram do computador, chegaram a impressora, foram analisados e transformados em gráficos para serem impressos.

Para facilitar o trabalho com dados, existem as seguintes unidades de medida:
1 byte = 8 bits
1 kilobyte (KB) = 1024 bytes
1 megabyte (MB) = 1024 kilobytes
1 gigabyte (GB) = 1024 megabytes
1 terabyte (GB) = 1024 gigabytes

Nenhum comentário: