quinta-feira, 27 de setembro de 2007

2.3 - Menu Iniciar

Quando se clica no botão Iniciar aparece na tela uma janela chamada de Menu Iniciar. A partir desse menu o usuário tem acesso a todos os programas e arquivos do sistema. Este menu possui comandos e submenus que permite o acesso e a execução de outros comandos do Windows.


Depois de acionado o menu Iniciar, podemos navegar pelos submenus posicionando o ponteiro do mouse sobre seu nome. Após selecionar o menu desejado para executar seus comandos basta dar um clique no botão acionador do mouse. Para cancelar os menus abertos basta pressionar a tecla Esc ou clicar em alguma área vazia.
O menu iniciar contém os seguintes menus e submenus:

Desligar: Comando executado para desligar, reiniciar ou deixar o sistema em espera.

Executar: Comando que através de uma pequena caixa de diálogo, permite a execução de comandos, programas e arquivos; é necessário que o usuário digite o nome do programa e sua localização exata ou procure clicando em Procurar.

Ajuda: Clicando sobre este comando, o sistema de ajuda do Windows é acionado.

Pesquisar: Submenu contendo vários comandos para procurar arquivos em seu sistema e na Internet.

Configurações: Essa opção irá exibir um submenu onde é possível determinar as configurações de impressoras ou qualquer configuração relativa a Hardware e/ou Software. Para configurar a(s) impressora(s) é só clicar sobre a opção Impressoras, para fazer qualquer configuração relativa a outro hardware ou software é só clicar sobre a opção Painel de Controle.

Documentos: Armazena e dá acesso, com um só clique, aos últimos arquivos trabalhados em aplicativos instalados no computador. Também dá acesso a pasta meus documentos onde a maioria dos arquivos, por padrão, são armazenados.

Todos os Programas: Este menu contém todos os grupos de programas instalados no computador pelo próprio Windows ou colocados posteriormente.

Talvez você não esteja encontrando todos estes menus exatamente da forma como foram descritos anteriormente, é que atualmente existem duas versões para o Menu Iniciar.

Nova Versão



Versão Clássica

Nenhum comentário: