terça-feira, 18 de setembro de 2007

1.3 - Periféricos, Dispositivos de Entrada e Saída de Dados

Qualquer dispositivo que permite comunicação entre um sistema e si mesmo, mas não é operado diretamente pelo sistema é chamado periférico. Todas estas partes estão conectadas (externamente) através de cabos.

Existem vários outros dispositivos que podemos conectar ao computador para nos auxiliar em diversas tarefas, como: impressoras, scanners, câmeras de vídeo (Webcam), PenDrive, Home Theather...


Modem: É o acessório responsável por realizar a comunicação de dados entre seu computador e outro computador ou a Internet. Não é um periférico, mas sim um dispositivo de entra e saída de dados.




Scanner e Câmera digital: São dispositivos que servem para captar imagens e transformá-las em arquivos de imagens digitais Estes arquivos podem ser transferidos para o computador, conectando a câmera ou scanner ao computador através de um cabo de dados. São dispositivos de entrada.


Impressora: Além do monitor de vídeo existem vários outros dispositivos de saída. O mais comum além do monitor é a impressora. A impressora serve para registrar em papel imagens e textos que estão em formato digital. Podemos dizer que faz a função contrária a do scanner.As impressoras são divididas por tecnologia de impressão:
1. Matricial: tecnologia de impressão por matriz de 9 ou 24 agulhas que pressionam uma fita com tinta sobre o papel, como uma máquina de escrever. Tem uma qualidade de impressão relativamente baixa.
2. Jato de Tinta: Tecnologia de impressão em que a imagem é formada por minúsculas gotas de tinta lançadas sobre o papel. São mais baratas que as matriciais, oferecem uma boa qualidade de impressão e são mais silenciosas.
3. Laser: Tecnologia de impressão baseada na sensibilização do papel por raio laser que desenha letras e imagens com toner (pó). Nesse método, a página é impressa de uma só vez. São as mais caras e oferecem a melhor qualidade de impressão.

Nenhum comentário: