quinta-feira, 27 de setembro de 2007

2.2 - Desktop e Área de Trabalho

É o local onde o usuário pode se movimentar e fazer tarefas, dispor os programas, ícones e janelas. No Windows toda tela é sua área de trabalho e contém janelas, botões, barras e ícones. Na área de trabalho é colocado o papel de parede, uma imagem decorativa ao fundo. Na área de trabalho se encontra:



Barra de Tarefas: Tem a finalidade de controlar todos os programas que estão ativos. Inicialmente aparece apenas mostrando o botão Iniciar, porém toda vez que um programa for executado, aparecerá nesta barra um botão referente ao programa aberto. Nesta figura podemos ver na barra de tarefas o Botão Iniciar, a barra de Inicialização Rápida [nesta barra colocamos os programas que queremos que o Windows pré-carregue, para agilizar a abertura dos mesmo, porém quanto mais programas esta barra tiver mais lento o computador pode ficar], os botões referentes ao programa Word e a Pasta Figuras, a barra de Ferramenta do Windows Media Player e o Indicadores.


Botão Iniciar: Localizado no lado esquerdo da barra de tarefa, é o botão que dá acesso ao Menu Iniciar. Esse menu dá acesso a todos os programas instalados em seu computador e a todas as configurações.

Indicadores: Localizado na barra de tarefa, possui alguns ícones de alguns programas utilitários que o seu computador possui, como relógio e antivírus.

O que é o Desktop?
Sabe os ícones que ficam na área de trabalho sobre o plano de fundo? Aqueles ícones na verdade estão em uma pasta chamada Desktop, o conteúdo desta pasta é exibido sobre o plano profundo para facilitar ao usuário acesso a programas e arquivos. Não é recomendável encher o Desktop com arquivos, e sim colocar nele os atalhos para os programas ou arquivos que você costuma abrir sempre e/ou que são importantes.

Nenhum comentário: